Assim como o planejamento financeiro e de marketing, o planejamento tributário também faz parte da gestão empresarial. Isso porque os compromissos fiscais que incidem sobre as empresas de todos os portes são complexos, acarretando por muitas vezes despesas onerosas e preocupação com possíveis multas.
É muito comum ouvir que a carga tributária é muito grande. E parte disso é porque muitos empresários não conhecem as condições fiscais e regras, pagando mais do que deveriam.
Um bom planejamento tributário pode fazer com que a sua empresa economize com os tributos e fique com os impostos em dia. O que pode contribuir para os resultados da sua instituição no próximo ano.
O planejamento tributário
O planejamento tributário estuda formas legais de reduzir os gastos com impostos, faz a gestão dos compromissos fiscais da organização e organiza os pagamentos de tributos.
E todo esse trabalho pode ser feito de duas formas distintas:
- Operacional: acompanha a rotina referente ao pagamento de impostos, fazendo uma análise constante da situação fiscal. Tem que ser inserido como ferramenta básica de administração da empresa.
- Estratégico: traça as melhores formas de cumprir os deveres fiscais. O que inclui encontrar o regime tributário que melhor se enquadra com o negócio.
O ideal é que o planejamento tributário estratégico seja feito antes do operacional. E os dos
devem estar bem alinhados entre a contabilidade, os empresários e os gestores da instituição.
Os benefícios do Planejamento Tributário
O principal benefícios do Planejamento Tributário é a redução de gastos com impostos. O que pode ser feito de maneiras diferentes:
- Reduzindo taxas;
- diminuindo a incidência de impostos;
- prolongando o prazo de pagamento do tributos.
E essa diminuição de gastos aumenta o lucro da instituição, permite maior investimento para ampliar os negócios, dá uma flexibilidade no preço de venda, fazendo com que você consiga se destacar diante dos seus concorrentes.
Faça o seu planejamento
O Planejamento Tributário é um ponto essencial para os resultados da empresa, onde a contabilidade e os gestores devem estar alinhados.
Na GSi, disponibilizamos especialistas em assuntos de natureza fiscal. Por meio de análises e estudos elaborados, nossos clientes conseguem reduzir custos fiscais, permitindo um melhor posicionamento na formação de preço, bem como maior rentabilidade no mercado em que atuam.