“Trabalhe com o que amas e nunca terás que trabalhar”. Essa frase é muito conhecida e parece um sonho, mas a realidade é que muitos hobbies podem se transformar em negócios altamente lucrativos, sim.
É muito comum encontrarmos histórias de empresários bem-sucedidos que abriram as suas empresas para fazer o que amam e foram vistos até como aventureiros. Com muita paixão e dedicação provaram que é possível ter uma empresa de sucesso trabalhando com seus hobbies.
Se você tem uma atividade que ama fazer e acredita que pode ser um negócio lucrativo, listamos 5 dicas para você realizar esse sonho.
1 – Verifique a viabilidade
É necessário checar a viabilidade de transformar uma paixão em empresa de duas formas diferentes.
Primeiro, é preciso avaliar se o seu hobby pode se transformar em sua profissão ou se você gosta dessa atividade apenas porque não tem demanda, prazos e obrigação de fazer.
Se você pode tranquilamente transformar essa atividade em profissão, é hora de verificar a viabilidade de sua futura empresa no mercado. E nesses momentos há algumas perguntas que irão te orientar:
- As pessoas compram o que a sua empresa oferece?
- O mercado tem carência de sua atividade?
- Como você fará para vender o seu serviço e/ou produto?
Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer para visualizar quais são as oportunidades e os desafios que vai encontrar com a sua empresa.
2 – Planejamento
Após verificar que uma empresa que exerce a sua atividade é viável no mercado que vai atuar, o próximo passo é o planejamento. É necessário conhecer à fundo o mercado, o público-alvo, concorrentes e planejar como você vai se posicionar diante de tudo isso.
Pesquisa, análise e planejamento de ações. Há questões essenciais que você precisa levantar:
- Há uma demanda do que a sua empresa oferece no mercado?
- Quais empresas vão concorrer com você?
- Qual será o seu diferencial diante desses concorrentes?
- Como que você vai se apresentar no mercado?
- Quem será seu público-alvo?
- Como você vai chegar ao seu público-alvo?
- Quais são os costumes de compra dessas pessoas?
- Quanto que os seus concorrentes cobram?
- Quanto você vai conseguir cobrar para ter um preço justo e lucro?
- Quem será seu fornecedor?
E desses questionamentos vão surgindo outros e no fim todas as informações servirão de guia para as ações de sua empresa.
3 – Estude o seu hobby
Depois de checar a viabilidade e fazer o planejamento, é hora de estudar mais o seu hobby. E o que aprimorar, você já vai conseguir identificar nos dois processos anteriores.
Para aprimorar os pontos que necessitam de atenção, pode-se fazer cursos, conversar com pessoas que atuam na área, entre outras coisas.
4- Estude gestão
E da mesma forma que você vai estudar o seu hobby, é necessário estudar gestão. Por mais que a sua empresa comece pequena, a ideia é que ela cresça e, como empresário, é necessário saber gerenciar e administrar desde os primeiros passos.
5 – Escolha bem os seus parceiros
Durante toda a trajetória de sua empresa, até mesmo antes da abertura, você precisará escolher parceiros. Você precisará escolher fornecedores, escritório contábil e outros prestadores de serviços.
Leve sempre em consideração o que a empresa pode fornecer para a sua, quais são as vantagens. Escolha parceiros que agregam à sua empresa.
Abra a sua empresa
Ao ler dessas 5 dicas, você tem certeza de que é a hora transformar o seu hobby em negócio? Para isso, separamos 3 conteúdos que vão te auxiliar nesse processo.
- Dicas para ter a sua própria empresa
- O que você precisa definir antes de abrir sua empresa
- Passos para abrir uma empresa
É fundamental conhecer bem o local que vai abrir a sua empresa e identificar todos os fatores que podem influenciar a rentabilidade dela. Com uma boa pesquisa, um plano de negócios bem elaborado e o apoio de profissionais experientes, a abertura de sua empresa será mais fácil e rápida, no caminho da rentabilidade e do crescimento dela.